Buscar  
Região

Publicada em 17/08/20 às 22:31h
Sul do Brasil congela no fim da semana e pode nevar

GOIOERÊ É ASSIM


Uma massa de ar frio de origem polar avança sobre América do Sul no final dessa semana.  a expectativa é de que essa onda de frio seja a mais forte de 2020.  Além do Brasil,  essa intensa massa de ar frio polar vai causar temperaturas muito baixas na Argentina,  Chile,  Uruguai,  Paraguai,  Bolívia  e em algumas áreas do Peru.

 

Todos os anos ocorrem pelos menos uma onda de frio muito forte na América do Sul, mas esta massa polar será especialmente forte e abrangente para agosto. O frio será extremo nos estados da Região a longo desta semana, mas entre os dias 20, quinta-feira, e 23 de agosto, domingo, esfria muito na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, além do sul/sudoeste da Região Norte.

 

Temperaturas abaixo de 0°C devem ocorrer nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e nas áreas de grande altitude do sul do Rio de Janeiro, como parque nacional do Itatiaia.

 

Na passagem desta intensa e grande onda de frio são esperados fenômenos como neve e outras precipitações de inverno e também geada.

 

No Brasil, a influência desta onda de frio muito forte será sentida com diferentes graduações nos estados do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, Rondônia, Acre, sul do Amazonas. O vento frio desta enorme massa polar deve ser suavizar o calor até no extremo sul do Pará e do Tocantins. Algum efeito deve ser sentido também em parte da Bahia.

 

Pode nevar no Sul do Brasil

A presença deste ar ar muito gelado e de muita umidade em parte dos estados da Região Sul entre quinta-feira, 20, e a madrugada do sábado, 22 de agosto, poderá causar queda de neve e de outras precipitações de inverno, como chuva congelada. 

Alguma precipitação de inverno poderá ocorrer em áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, mas não há condições para nevar nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis e nem de Curitiba, embora o frio seja intenso a partir da quarta-feira, 19, até o sábado, 22 de agosto.

 

Na noite de quinta-feira, 20 de agosto, há chance de precipitações de inverno nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 


 


dia com maior chance de nevar e de ocorrer outras precipitações de inverno, é na sexta-feira, 21 de agosto. Neste dia, estes fenômenos poderão ocorrer desde a madrugada até a noite nas áreas de serra a planalto do Rio Grande do Sul, serra, planalto sul e planalto norte de Santa Catarina e na região serrana do sul do Paraná, onde está a cidade de Palmas, por exemplo.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Redes Sociais


As Notícias e Informações em Tempo Real com Qualidade e Profissionalismo.
Copyright (c) 2020 - GOIOERÊ É ASSIM - Todos os direitos reservados